top of page

Coxinhas ou Petralhas, o que você escolhe?

  • Marcus M. C. Gómez
  • 5 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

Você foi as ruas para pedir o impeachment ? Você uniu voz ao coro de aversão a corja petralha que estava acabando com o país? Simplesmente vibrou ao ver a votação na câmara para a instauração do tão esperado impeachment?

Ou não? Você uniu os braços contra os coxinhas em defesa da “presidenta”? Bradou em alto e bom tom, não vai ter golpe? Chorou com o fim do processo e fez uma postagem politica no facebook que terminava com um eloquente Fora Temer?

Bom, seja qual for o seu posicionamento politico, temos todos um objetivo comum, a prosperidade de nosso pais e a esperança de fazermos algo para vivermos em um lugar melhor.

Infelizmente, temo que seus esforços foram em vão. Isto porque, ainda que lhe pareça estranho, ambas as turbas batalham em uma única frente. Como assim?

É exatamente isso, o inimigo é o mesmo, e é muito mais sutil e perigoso do que os petralhas ou os coxinhas.

Para entendermos melhor precisamos primeiro entender qual o objetivo da politica. Ora, isso é obvio você dirá, é governar o país em prol do bem comum. Muito bem, você não poderia estar mais errado, esse deveria ser o fim da politica, mas 3 séculos antes de Cristo, Aristóteles já falava sobre a política e seus meandros. O objetivo do político é única e exclusivamente o poder, se para tal ele precisar fazer o bem para alguém, ótimo, mas se não, paciência.

Já dizia Platão 400 anos antes de Cristo que se uma ideia é aceita pela maioria, provavelmente é ruim, visto que o povo em geral é ignorante ao que é preciso de fato para gerir um pais.

Então os políticos são o inimigo em comum?? Claro que não!

O maior inimigo do povo é o povo. Claro, de onde vem os políticos? Não vem das nossas casas? De nossas universidades? De nossas igrejas? De nosso meio profissional?

É mais simples que dois mais dois, a classe politica vem do povo. Os políticos são puro reflexo do povo. O doutor em historia pela USP Leandro Karnal é enfático ao dizer: “não existe um povo honesto governado por políticos corruptos, como não existe povo corrupto com políticos honestos”.

A inversão de valores hoje é tamanha que você é motivo de chacota se diz que não tem “gatonet”, ou ainda se você não tem uma carteirinha de estudante, ainda que já não estude a anos.

Quer realmente fazer diferença na política do nosso país? EDUQUE seu filho, mas eduque de verdade, eduque dando exemplo, sendo o que você quer que ele seja. Não diga para seu filho não mentir e quando alguém ligar mande dizer que papai não está. Não ensine ele a não pegar as coisas dos amiguinhos e depois faça um “gato” na TV a cabo. Meu pai sempre me disse sobre a criação de filhos: “não importa o que você diz, seu exemplo grita tão alto que ele não escuta o que você fala”.

Simples assim, seja a mudança que quer nos outros. Viva de acordo com seu discurso moral. Só assim podemos esperar um mundo onde, independente de quem esteja no poder, coxinhas ou petralhas, possamos de fato esperar uma gestão voltada ao bem comum.

 
 
 

コメント


  • Grey Google+ Icon
  • Twitter Clean Grey
  • Grey YouTube Icon
bottom of page